Skip to main content
Tratamento Acústico

5 Fatos e Curiosidades sobre Acústica que você precisa conhecer

O som é e sempre foi um fator importantíssimo para o Homem, afinal, é através dele que nos comunicamos e percebemos o mundo. No artigo de hoje você verá 5 fatos relevantes sobre acústica!

Projeto Acústico

1. Acústica não se trata apenas de isolamento do som

Muitas vezes a palavra acústica remete a isolamento acústico, porém, há muito mais por trás dessa palavra, sendo que um projeto acústico é muito mais do que isso! Envolve uma grande variedade de materiais, estilos e opções.

Além disso, não se trata apenas de isolar o som, mas também tratá-lo para que fique agradável às pessoas que frequentam o ambiente.

2. São indispensáveis em salas de aula e palestras

Principalmente em faculdades e auditórios, a acústica é um ótimo aliado dos professores e alunos, pois a voz fica mais nítida e os ruídos em geral são reduzidos consideravelmente. Em alguns casos, pode até ser dispensado o uso de microfone nas salas, devido a melhoria sonora proporcionada pelo projeto acústico.

O mesmo serve para qualquer ambiente que receba palestras, peças de teatros, concertos ou qualquer evento onde a voz seja fundamental. Trata-se de um investimento facilmente perceptível no dia a dia de quem frequenta o espaço. É uma experiência extremamente negativa não conseguir ouvir direito o que alguém diz e impedir que isso aconteça é fator chave na qualidade.

Palco com Tratamento Acústico

E, como veremos depois, uma obra para adequação acústica pode ser realizada de maneira prática e rápida, fator determinante no caso de instituições de ensino que não podem realizar obras durante o período letivo.

3. Restaurantes também entram nessa onda

Você com certeza já foi a um restaurante onde é impossível manter uma conversa sem ser incomodado por outras conversas, buzinas, carros etc. Às vezes, é difícil entender até o que a hostess está falando, antes mesmo de chegar à mesa.

Para oferecer uma boa experiência ao cliente e fidelizá-los, a tendência é que cada vez mais restaurantes e estabelecimentos do tipo invistam em acústica, atribuindo um ambiente onde é possível conversar sem ter que exceder o tom de voz.

4. O barulho pode ser prejudicial à saúde

Os barulhos, ou ruídos (termo mais técnico), podem causar diversas patologias, tais quais stress, irritação, insônia e perda gradativa da audição, principalmente em grandes cidades e centros urbanos e empresariais. Esses problemas podem se agravar e evoluir para outras patologias.

Estes males podem ser evitados através de uma boa acústica.

5. É possível personalizar seu projeto acústico

Isolamento Acústico em Sala de Música

Dentro das limitações de cada material, aqueles usados nas superfícies podem ser personalizados de acordo com a companhia e adequando-se à decoração do local, tanto em cor quanto em forma.

Bônus: A escolha do material

Na hora de trabalhar a acústica de um local, existem dois momentos: o primeiro é quando se trata de uma obra “do zero”, que ainda será erguida e, portanto, o isolamento acústico pode ser feito durante a construção, nas paredes e tetos. O segundo é quando o espaço já está construído e pretende-se otimizá-lo, permitindo apenas alterações na superfície.

Nesse segundo momento, onde o ambiente já está concluído e sendo utilizado, ao contrário do que muitos pensam, a intervenção é feita de maneira rápida: o tratamento acústico é realizado em um curto período de tempo, sem a necessidade de interromper as atividades.

Dependendo do momento, há variação dos materiais que serão utilizados.

Para assegurar a efetividade e a segurança na aplicação acústica de sua empresa, entre em contato conosco. Nossa equipe poderá te informar quais as melhores soluções para seu caso.



Share article on

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.