Skip to main content
Isolamento Térmico Economia de Energia

Isolamento Térmico: Como ele ajuda na economia de energia?

O isolamento térmico é fundamental para todo local ou processo onde seja necessário o conforto térmico contra temperaturas muito quentes ou muito frias, assim como também pode ser usado para atribuir eficiência energética em processos industriais, como por exemplo na redução da perda de temperaturas em linhas de vapor, água gelada, criogenia etc. Confira em nosso artigo como isso acontece!

Isolamento Térmico e Economia de Energia

Exemplo: Projeto de Isolamento Térmico concluído.

Antes de nos aprofundarmos, é preciso esclarecer que o isolamento térmico se dá através da aplicação de um material denominado isolante, o qual reduz a troca de temperatura entre dois ambientes.

Economia de Energia através de isolamento térmico – como funciona na prática?

Vamos analisar alguns setores para entendermos como isso acontece:

No caso de um frigorífico, por exemplo, onde as temperaturas devem permanecer sempre baixas, a falta de isolamento térmico sobrecarrega os mecanismos de resfriamento, uma vez que será exigido muito mais potência do mesmo para manter as temperaturas adequadas. O resultado é um consumo maior de energia e mais custos com reparo e manutenção de tais mecanismos.

Algo similar pode acontecer no chão de fábrica: é necessário manter as temperaturas do ambiente adequadas para evitar o superaquecimento das máquinas e, assim, melhorar o seu desempenho e prevenir incidentes. Em caldeiras, tubulações e fornos onde há muito calor liberado, empregar isolantes de temperatura também é uma solução viável para evitar acidentes e assegurar o bom funcionamento dos mesmos.

Já em empresas comuns, compostas por escritórios e similares, demandam ar condicionado, ainda mais quando estamos no verão. Sabendo disso, um projeto de isolamento térmico ajuda a manter a temperatura interna da empresa mais agradável, reduzindo o período de uso dos ar condicionados.

Benefícios de aplicar isolantes térmicos em sua empresa

Isolamento Térmico e Economia de Energia

Exemplo: Aplicação de Isolantes Térmicos em andamento.

O trabalho de isolar a temperatura é fundamental para economizar energia e, consequentemente, custos. Mas seus benefícios vão bem além disso, podendo inclusive aumentar o desempenho das máquinas e diminuir as despesas relacionadas a reparos, manutenção e acidentes.

Há outro fator relevante, principalmente quando consideramos as tubulações e tanques: a troca de temperatura entre o interior e o exterior do compartimento ocasiona a condensação, podendo corroer as paredes internas e contaminar o conteúdo. Nessas situações, o isolamento térmico é fundamental para preservar tanques, tubulações e combustíveis ou qualquer elemento que esteja em seu interior.

Isolamento termoacústico?

Alguns materiais, com a lã de rocha e a lã de vidro, funcionam tanto como isolante térmico quanto como isolante acústico. Caso haja necessidade de reduzir os ruídos ao mesmo tempo em que seja preciso reduzir a troca de temperatura entre os meios, é possível aplicar isolantes termoacústicos, solucionando ambas as problemáticas.

Conclusão

Ainda que o isolamento térmico seja necessário para aprimorar diversos aspectos numa companhia, ele não é tão empregado quanto poderia. Sua utilização é um verdadeiro investimento, visto que traz resultados perceptíveis tanto no dia a dia quanto em números – redução de custos com manutenção e reparo, economia de energia, aumento na produtividade.

No caso citado anteriormente referente aos tanques e tubulações, também é evitado grandes prejuízos anuais.

Quer saber qual isolante térmico é o ideal para você? Entre em contato com nossa equipe para se informar.

Não deixe de acompanhar nosso blog para mais conteúdo!



Share article on

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.