Skip to main content
Laje Aparente e Conforto Acústico

É possível combinar lajes aparentes com conforto acústico

Laje Aparente e Conforto Acústico

Tendência nas novas construções, as lajes de concreto aparente dispensam a instalação de forro, ocasionando perdas no conforto acústico dos ambientes. A solução construtiva conta com a tecnologia de absorção acústica como importante aliada e com o ganho adicional de agregar beleza estética.

O case do SENAI Ipiranga é exemplar. A parceria da instituição com a montadora BMW destinou uma de suas salas para um estúdio de gravação, com maior exigência de absorção sonora e, outra, para um dinamômetro – procedimento de avaliação de desempenho e durabilidade de motores – que, portanto, gera ruídos.

O desafio era que, apesar de as salas já terem recebido isolamento acústico, o pé-direito de quase 4 m e a laje aparente fariam o som reverberar no ambiente e invadir as áreas próximas.

“Elaboramos uma solução para essas salas que consiste no uso de nuvens acústicas e revestimento de parede feito de melamina expandida Flexfoam. Esse material é resistente ao fogo e não emite fumaça tóxica”, relata o Diretor Rafael Furtado do Grupo Isar.

Por ficarem suspensas, próximas ao teto, as nuvens absorvem o som por meio de suas faces inferior e superior. Além de assegurar bom índice de absorção acústica, esses elementos emprestam leveza ao ambiente.

Volney Fins Rodrigues, sócio da Termisol Sistemas Construtivos a Seco, que executou a instalação, conta que as nuvens têm 1,20 m x 1,20 m em duas tonalidades de cinza. Em uma das paredes foram colados painéis de espuma melamínica com 625 mm x 625 mm e espessura de 50 mm, na cor azul.

É usual que o teto receba uma cor antes da instalação das peças. Nas salas do SENAI Ipiranga, o concreto aparente foi pintado de branco.

O Diretor relata mais um exemplo, desta vez sobre o projeto de apartamentos compactos com laje aparente da incorporadora You,inc em Pinheiros (SP). A escolha foi utilizar painéis acústicos de espuma melamínica – baffles, que foram instalados no salão de festas e na cozinha gourmet.

Para dar continuidade visual, a lavanderia comunitária também recebeu o material.

Facilidade de instalação

Segundo Rafael, a instalação é descomplicada. Cada painel acústico é entregue pronto no local da obra, acompanhado por seus cabos suspensos com reguladores de altura. O profissional responsável precisa apenas marcar o teto e fixar as peças na altura desejada. “No futuro, é possível ajustar a altura, substituir os painéis acústicos ou removê-los e reinstalá-los em outro ambiente”, explica ele

Para a aplicação dos produtos, o Grupo Isar possui equipe própria de instaladores para grandes obras e, para as menores, indica empresas parceiras credenciadas.

Composição luminotécnica

Os projetos que adotam nuvens e baffles se complementam com a iluminação, que deve ser fixada na laje. Há muitas opções no mercado que “conversam” com o design e o movimento das nuvens, como fitas de LED e luminárias muito finas.



Share article on

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.