Skip to main content
Isolamento Acústico

Isolamento Acústico: Importância, Materiais Acústicos para seu projeto e mais

Espaços que recebem palestras, reuniões, eventos e exibições de vídeo, além dos próprios teatros, precisam ter um isolamento acústico de qualidade para que sons externos não atrapalhem as atividades. No artigo de hoje você verá como funciona o isolamento do som, sua importância e o que pode ser colocado em um projeto acústico. Confira!

Isolamento Acústico

Com certeza você já passou por uma experiência como: ir ao teatro e não entender muito bem o que os personagens falam; participar de uma reunião/call onde o som vindo de carros, buzinas e pessoas atrapalhavam as falas ou até mesmo foi à uma palestra na qual a fala do palestrante não era completamente compreendida. Isso acontece, na maioria das vezes, porque a “acústica não é boa”, como se diz popularmente.

Porém, o mais correto a se dizer é que o ambiente não possui isolamento acústico bem trabalhado para a finalidade do mesmo, visto que cada espaço demanda um projeto acústico específico.

No caso de um teatro, por exemplo, por se tratar de um local grande e haver necessidade de muita qualidade no som (tratamento acústico), o projeto é diferente de um ambiente corporativo comum, onde o isolamento acústico será realizado apenas para evitar sons externos que atrapalhe os funcionários.

Consequências de não investir em isolamento acústico

Reverberação do Som

Seja em teatro, espaços de evento, indústrias ou até mesmo na construção civil, a falta de um trabalho de qualidade envolvendo a sonoridade resulta em insatisfação por parte daqueles que frequentam o espaço.

Há também a situação de indústrias, que devido ao barulho das máquinas, são obrigadas a investir em soluções acústicas (ou termoacústicas), impedindo que a propagação do som das mesmas atrapalhe os arredores.

Na construção civil, um exemplo negativo são aquelas casas germinadas/apartamentos onde o vizinho pode ouvir tudo o que se passa na residência ao lado.

Resumidamente, investir na acústica é melhorar a experiência de quem circula no local e agregar valor ao espaço. E saiba que, para isso, não é preciso diminuir a estética do ambiente:

Você sabia que pode personalizar o seu projeto acústico?

Ao pensarmos em acústica, muitas vezes vem à cabeça um projeto engessado que não contribui esteticamente ao espaço. Entretanto, a ISAR oferece diversas opções de personalização.

Respeitando as características do material escolhido, desenvolvemos projetos que agradam não somente em qualidade e isolamento do som, mas também em estética e decoração, valorizando o ambiente em que é aplicado.

Entretanto, antes de personalizar, é preciso identificar qual material será usado:

Conheça alguns materiais para isolamento acústico

Dentro da variedade de materiais usados no isolamento acústico, vamos citar os mais comuns para que você tenha um panorama acerca do que é utilizado.

Espuma Acústica

Espuma Acústica

A espuma acústica é indicada para controlar o som de ambientes onde os níveis de pressão sonora interferem na comunicação ou produzem situações de stress.

Pode ser usada em todos os ambientes que necessitam de redução no ruído, como por exemplo: auditórios, salas de treinamento, home theaters, centrais de telemarketing, escritórios, restaurantes, igrejas, bingos, lojas, cabines de som estúdios etc.

Saiba mais sobre as espumas acústicas.

Lã de Rocha Basáltica

Os painéis em lã de rocha basáltica são indicadas para tratamentos termoacústicos, seja na construção civil ou em indústrias.  A densidade e espessura variam de acordo com a aplicação e podem ser usados em baixas, médias e altas temperaturas.

São fáceis de serem instalados e manuseados (para cortá-los, basta uma lâmina com boa afiação). Aplicações:

  • Na construção civil:
  • Caixas acústicas;
  • Como miolo para divisórias e alvenarias;
  • Sobre forros e em coberturas.

Na indústria:

  • Equipamentos industriais;
  • Tanques;
  • Tubulações;
  • Fogões;
  • Estufas.

Lã de Vidro

Possui grande gama de aplicações, podendo ser usada desde revestimento de paredes e teto de casa de máquinas até como isolamento termoacústico das paredes de casas e apartamentos.

Saiba mais sobre os tipos de lã de vidro.

Painel Wall

Painel Wall Acústico

Composto de madeira maciça laminada ou sarrafeada, revestido em ambas as faces por lâminas de madeira e externamente a estas, pelas placas cimentícias em CRFS (Cimento Reforçado com Fio Sintético) prensadas.

Aplicações: Mezaninos, Passarelas, Forro técnico Paredes / Divisórias técnicas, Paredes duplas, Paredes elétricas e hidráulicas, Paredes altas, Fechamentos externos, Shafts, Containers, Confinamentos acústicos, Sanitários e Mini-lajes.

Ótimo tanto para isolamento acústico quanto para isolamento térmico. Saiba mais sobre o Painel Wall.

Barreiras Acústicas Profissionais

As barreiras acústicas profissionais são produzidas a partir de polímeros minerais importados de alta densidade à base de EPDM e Rocha Basáltica, apresentando elevado desempenho acústico.

Amplamente empregada na construção civil europeia no isolamento acústico de andares, paredes, tetos e diversas outras aplicações; está sendo utilizado no Brasil para isolar acusticamente ruídos provenientes de tubulações de banheiros, esgotos, água fria, e água quente.

Saiba mais sobre os tipos de barreiras acústicas.

Não se esqueça das portas

Geralmente produzidas em metal ou madeira, as portas acústicas também são partes fundamentais no isolamento do som e devem ser tratadas com atenção, visto que a instalação interfere no resultado final.

Qual desses tipos de isolamento acústico é mais indicado para minha aplicação?

Dentre os variados segmentos que demandam isolamento acústico (empresas, indústrias, construção civil etc), é preciso escolher o melhor para cada situação.

Sabendo disso, entre em contato com nossa equipe através de nosso site e verifique qual o melhor material para seu projeto.

Continue acompanhando o blog da ISAR para mais conteúdos sobre o tema!



Share article on

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.