Skip to main content

Lã de Vidro ou Lã de Rocha – Entenda as diferenças e saiba qual a melhor para cada necessidade

As lãs de vidro e rocha são materiais isolantes que podem ser utilizados em diversos segmentos, como na construção civil, indústria, etc., mas muitas dúvidas surgem na hora de escolher a melhor opção para realizar o isolamento acústico e térmico. Por isso, hoje nós vamos explicar a funcionalidade de cada uma e suas aplicações. Confira!

shutterstock_763014502-648x410

Lã de Rocha

Esse material é um isolante térmico potente e incombustível, que também pode ser utilizado para fazer isolamento acústico.

A lã de rocha é feita com fibras minerais de rochas vulcânicas, como basalto e calcário, fundidas a 1500 °C para serem transformadas em filamentos. Essa é uma parte do processo que permite que essas fibras se transformem em uma massa semelhante à lã, a qual, dependendo do tratamento final e seu grau de compactação, pode ser rígida ou flexível, convertendo-se em diversos materiais, como tubos, forros, porta corta-fogo, etc., que podem ser utilizados de acordo com as necessidades, principalmente nas áreas da construção civil, industrial, naval, petroleira, termelétrica, proteção contra o fogo, entre outras.

Principais caraterísticas

  • Absorção acústica
  • Incombustível – totalmente resistente ao fogo
  • Resistente a vibrações
  • Eficiência energética
  • Resistente a altas temperaturas
  • Melhor isolante térmico para equipamentos e tubulações industriais
  • Excelente desempenho para neutralizar baixas frequências (sons graves)
  • Imputrescível – não apodrece
  • Ótimo custo-benefício
  • Quimicamente neutro
  • Resistente à água

Lã de Rocha

 

A propriedade térmica da lã de rocha reduz a troca de calor entre superfícies internas e externas isoladas devido à sua baixa condutividade térmica. Além disso, ela é um material muito resistente que pode suportar temperaturas extremas (-200°C até 750°C), o que a torna uma ótima ferramenta de proteção passiva contra incêndios devido à sua alta resistência ao fogo. Como isolante acústico, sua estrutura fibrosa tem um índice elevado de absorção acústica, o que possibilita a redução da transmissão de sons entre ambientes, servindo como uma alternativa de isolamento e tratamento acústico superpotente. É por isso que o produto costuma ser aplicado em forros, paredes de alvenaria ou sob pisos flutuantes, pois dessa forma ele ajuda a evitar que ruídos do lado de dentro de imóveis e construções interfiram no ambiente externo e vice-versa.

 

Lã de Vidro

Esse material também é um ótimo isolante térmico e acústico, sendo o tipo mais utilizado no mundo pela facilidade de manuseio. Feito de fibra de vidro e areia, a lã de vidro é um produto produzido em altas temperaturas a partir de sílica e sódio.

Tão versátil quanto a versão feita de rocha, porém muito mais leve, a lã de vidro também é utilizada em diversos segmentos, principalmente para oferecer conforto térmico e acústico a edificações comerciais e residenciais. 

Principais características

  • Leve e fácil de manipular e cortar
  • Excelente desempenho para neutralizar médias frequências (voz humana)
  • Incombustível
  • Não deteriora nem apodrece
  • Fabricação com material reciclável de até 60%

Lã de Vidro

Apesar de ser um material incombustível (suporta temperaturas até 45°C quando associado a produtos resinados e 450°C junto a produtos sem resina), a lã de vidro possui menor resistência ao fogo, ou seja, não é ideal para ser utilizada sozinha como prevenção a incêndios, necessitando da combinação com outros materiais, como a própria lã de rocha.

Conclusão

Os dois materiais oferecem uma ótima performance como isolantes térmicos e acústicos, porém, a lã de vidro se enquadra melhor como isolante acústico para locais com pessoas e é mais utilizada em forros de drywall por ser mais leve que a lã de rocha. Esta, por sua vez, possui maior densidade e é indicada como isolante acústico para áreas maiores e com ruídos muito altos ou extremos (nas indústrias ou lugares onde são utilizados maquinários, etc.), e sua alta resistência ao fogo a torna um ótimo material para compor estratégias estruturais de proteção contra o fogo.

Agora, é só escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades e para te auxiliar com sua decisão, conte com a Isar! Fale conosco e descubra qual é o melhor material para seu projeto.



Share article on

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.