Skip to main content

Termografia: 5 razões para você contratar um serviço de análise termográfica

A termografia é uma técnica de manutenção preventiva e preditiva usada em diversos segmentos, principalmente na Indústria. Neste artigo nós vamos elencar alguns motivos importantes para sua empresa beneficiar-se com esse serviço. Continue a leitura!

Termografia O que é e para que funciona

A análise termográfica deve ser inserida na rotina de indústrias e empresas como parte das ações de manutenção preventiva e preditiva, que é o acompanhamento periódico de equipamentos, máquinas e estruturas.

Como a termografia funciona?

A termografia é uma técnica de inspeção com base na radiação infravermelha que possibilita identificar regiões ou pontos onde a temperatura está alterada com relação a um padrão preestabelecido, com o objetivo de coletar informações sobre a condição operacional de um componente, equipamento ou processo.

Este serviço pode detectar problemas e identificar deficiências de isolamento térmico em superfícies e regiões, apontando quanto de energia o isolamento atual está perdendo, quanto de perda de energia seria aceitável e a economia comparando as duas situações.

Análise Termográfica

E por que devo contratar esse serviço para minha empresa?

A análise termográfica se apresenta como uma técnica de inspeção extremamente útil, uma vez que permite realizar medições sem contato físico com a instalação ou equipamento analisado. Veja a seguir alguns pontos importantes para adotar a termografia como técnica de manutenção.

  1. Detecção antecipada de falhas

Com base na análise que oferece dados precisos, é possível identificar eventuais falhas em equipamentos e processos. Esse conhecimento permite que se trace um plano de ação para corrigir o problema antes que ele aconteça.

  1. Maior produtividade

A prevenção de falhas garante maior produtividade porque garante o bom funcionamento dos equipamentos. Quando há necessidade de reparos de manutenção ou prevenção, é possível traçar um planejamento para a pausa ou substituição do equipamento.

  1. Redução de custos com manutenção

A análise preventiva pode eliminar as manutenções periódicas, reduzindo gastos desnecessários.

  1. Aumento da vida útil

A análise termográfica, se estabelecida com frequência (mediante à necessidade de cada máquina ou equipamento), pode aumentar a vida útil e a confiabilidade do desempenho dos processos.

  1. Redução de danos ao meio ambiente

Indústrias e construções emitem uma alta carga de gases prejudiciais ao meio ambiente devido à combustão das máquinas e entre outras ações. Sendo assim, a análise termográfica ajuda a detectar falhas no isolamento térmico e, consequentemente, prevenir a alta emissão de CO² decorrente de alterações irregulares.

Conclusão

A termografia é uma grande aliada da manutenção para detecção de problemas e a Isar oferece todo o suporte em serviços termográficos para isolamento térmico de equipamentos e áreas de ocupação, para que a sua empresa esteja sempre à frente.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento!



Share article on

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.