Skip to main content
acústica para igreja

Qual a importância de ter um bom tratamento acústico para minha igreja?

acústica para igreja

Sabemos que quem vai até uma igreja busca um ambiente de reflexão, onde sinta paz, porém, geralmente nesse ambiente se encontram muitas pessoas, o que gera aglomeração e um alto índice de ruídos. Por isso, a acústica para igreja é fundamental, afinal o local tem que ser agradável para todos e não pode incomodar os vizinhos ao redor.

Entenda mais sobre esse assunto no artigo!

Qual a importância da acústica para igreja?

Você sabia que as igrejas localizadas em áreas residenciais é um causador de problemas se não possuírem um bom desempenho acústico para isolamento de sons e ruídos? Essa situação pode gerar um grande desconforto acústico para os participantes do local e ainda um problema com os residentes próximos, que pela lei Federal nº3.688, tem direito ao sossego.

A absorção acústica é de extrema importância para o condicionamento interno de um ambiente. Sem o isolamento acústico na igreja, não é possível controlar a reverberação e a inteligibilidade dos participantes do local.

Por isso é fundamental contratar profissionais experientes para projetar e executar o isolamento/tratamento acústico da sua igreja, afinal a falta dele faz com que o som interno reflita nas superfícies e torna o local intolerável e desagradável de estar.

Com o objetivo de te ajudar, elaboramos uma lista de itens que não podem faltar na acústica para igreja:

Revestimento de paredes

Para uma ambientação ideal é fundamental usar um revestimento de parede diferenciado, que assim como o teto, têm grande influência na forma como o som é distribuído pelo ambiente.

Saber escolher os revestimentos acústicos e os demais elementos faz com que você tenha mais clareza e inteligibilidade sonora no ambiente.

Sugerimos investir em revestimentos de madeira ou tecido que possuem uma estética única, em que é possível trabalhar de acordo com a necessidade de cada projeto, entre outros benefícios.

Forros Acústicos

Um dos principais produtos para um tratamento acústico de qualidade é o forro removível. Eles são encontrados em diversos formatos e materiais como: forro de gesso, forro mineral e forro de madeira. Mas o importante mesmo é que ele distribua o som para a igreja igualmente.

Os mais usados são os forros minerais, que oferecem diversas texturas e índices de absorção sonora, além de modulações, tipos de bordas e ótimo custo/benefício. Existem vários forros modulares, mas esse vem ganhando mais adeptos e espaço nos projetos arquitetônicos de acústica para igreja.

O ideal é achar o equilíbrio entre o isolamento/tratamento acústico e a estética do local.

Portas acústicas

Achou o revestimento e o forro? Agora é hora de ser um pouco mais criterioso ao escolher as portas acústicas, que além de compor a fachada, são fundamentais para um bom isolamento acústico.

Aqui é necessária a ajuda de um profissional para entender qual a melhor opção e nível de absorção. A Isar, empresa especializada em isolamento acústico e térmico, oferece uma grande variedade de modelos, como porta acústica de madeira e metálica.

Ainda está com dúvidas sobre acústica para igreja? Entre em contato com a Isar, temos uma variedade de serviços para isolamento térmico, acústico, drywall e forro. Com nossa equipe especializada você saberá quais são as melhores soluções para seu projeto!



Share article on

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.