Skip to main content
construção a seco

O que é construção a seco? Como utilizar a técnica em forros e paredes

construção a seco

A construção a seco vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil brasileira. Comum em países desenvolvidos, é considerada uma técnica mais sustentável, pois gera pouco resíduo e dispensa o uso de água, cimento e argamassa.

Os materiais utilizados na obra podem ser facilmente reutilizados, contribuindo para uma edificação mais consciente e ecológica. Mas afinal, como são feitas as construções a seco? Como um jogo de quebra-cabeça, a edificação é feita a partir da montagem e instalação de estruturas (paredes constituídas de perfil metálicos, placas de gesso, estruturas pré-moldadas em concreto ou aço, forros em madeira etc) previamente fabricadas em ambiente industrial e encaixadas uma a uma.

Drywall

O sistema de drywall é um método muito utilizado na construção a seco para a formação de forros e paredes. São placas de gesso acartonado, fixadas sobre uma estrutura de aço galvanizado, que podem ser revestidas no seu interior com mantas isolantes, como a lã de vidro, de pet ou lã mineral de rocha, que proporcionam mais conforto e um bom isolamento termoacústico ao ambiente.

 

Vantagens do Drywall

São inúmeras as vantagens proporcionadas pelo drywall. Veja abaixo:

  •  Instalações elétricas e sistemas hidráulicos podem ser facilmente alterados sem a necessidade de grandes obras;
  • Cálculo exato do material necessário, evitando surpresas e gastos extras;
  • Resistência ao fogo, as placas de gesso são especialmente desenvolvidas com retardantes de chama, conforme as normas da ABNT;
  • Durante o inverno aquecem e no verão tornam o ambiente mais fresco e agradável.

Além disso, o drywall, assim como em uma construção convencional, possui opções de acabamento, como cerâmicas, azulejos etc e também possibilita a instalação de objetos pesados, como Tv’s e armários. Você não precisa se preocupar, pois o método é leve, mas isso não significa perda de estabilidade ou rigidez em comparação com a alvenaria.

 

Forros de Drywall

Os forros feitos a partir de drywall também são uma solução que proporciona mais agilidade e economia às obras e reformas.

Em contrapartida ao forro de gesso, o forro de drywall suporta a instalação de elementos pesados, como ventilador, televisão, lustres e ar-condicionado. E também a criação de tetos decorados, com iluminação projetada e diferenciada.

Os Forros Gypsum, marca parceira da Isar, são chapas que ficam sobrepostas nos perfis de aço, e ao contrário das parafusadas, basta que o profissional as empurre para que elas sejam removidas e o serviço executado sem dificuldade. A Chapa FGR Limpidus da Gypsum recebe um revestimento vinílico, disponível nos padrões linho ou liso, que permite a limpeza e remoção de poeiras de uma forma mais prática e eficiente. Essas chapas possuem bordas quadradas e são fabricadas dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, obedecendo às especificações das Normas Brasileiras.

A Isar em parceria com a Gypsum tem as melhores soluções para sua construção a seco. Você tem um projeto, nós entregamos a solução.

Solicite um orçamento!



Share article on

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.