Skip to main content
produtos armagel

Dê as boas-vindas ao futuro: nova família de produtos com tecnologia aerogel para isolamento térmico chega na Isar.

produtos armagel

A Isar está sempre em busca de materiais que proporcionem excelência em isolamentos. É por isso que agora apresentamos a nova linha de produtos Armagel, que entrega duas opções em isolamento térmico, ArmaGel® HT e ArmaGel® DT, fabricados com a tecnologia aerogel, ideal para controlar os processos de corrosão sob isolamentos em diversas aplicações.

Conheça detalhes sobre os novos produtos do catálogo Isar neste artigo!

Os problemas da condensação e corrosão sob isolamento térmico

Conhecidamente um dos processos mais perigosos e prejudiciais às operações industriais, principalmente em petroquímicas e instalações de produção de óleo e gás, a corrosão sob isolamentos (também conhecida como CUI – Corrosion Under Isolation, de acordo com publicação do PetroBlog),   é responsável por cerca de 10% dos gastos com manutenção e por um tempo maior de inatividade dos sistemas isolados em comparação com outras causas.

A corrosão sob isolamento gera problemas operacionais gravíssimos, principalmente pelo fato de ser um problema geralmente percebido somente quando já há grandes danos ao sistema. A Engenheira Química Louise T. discorre sobre o assunto em artigo no LinkedIn, que você pode ler aqui.

 

A solução ideal para corrosão sob isolamentos? Tecnologia Aerogel!

Como o próprio nome sugere, o aerogel é um sólido derivado do gel em que o componente líquido do gel foi substituído pelo ar tornando-o seco e poroso. Na verdade, mais de 90% do seu volume é espaço vazio, tornando o aerogel o material mais sólido e mais leve do mundo. É também mil vezes menos denso do que o vidro, tornando-o material sólido de menor densidade do mundo.

tecnologia aerogel

Leve como o ar, forte como aço. A tecnologia de aerogel é a solução ideal para controlar os processos de corrosão sob isolamentos em diversas aplicações, uma vez que oferece uma variedade excepcional de propriedades físicas, térmicas e acústicas.

 

Um excelente isolante térmico

Em artigo, a TecMundo descreve que o aerogel possui uma estrutura muito forte, podendo aguentar até 4 mil vezes o seu próprio peso. Além disso, graças à sua composição, o aerogel é um isolante térmico excepcional, pois praticamente anula os três métodos de condução de calor: condução (via sólidos), convecção (via fluídos) e radiação (por luz, por exemplo).

Essa é uma das características mais importantes do material, que chega a ser 39 vezes mais isolante do que a melhor fibra de vidro térmica que existe atualmente. Conheça os detalhes dos novos produtos integrantes do catálogo Isar desenvolvidos com a tecnologia Aerogel.

 

ArmaGel® HT

O ArmaGel HT é uma manta de isolamento de aerogel flexível de última geração, otimizada para aplicações a altas temperaturas.

armagel-ht

Flexível e dobrável, ultrafino e ultraleve, o produto é totalmente seguro para todos os tipos de ambiente, em diversas aplicações, como isolamento térmico e proteção de tubos, recipientes e dutos (incluindo cotovelos, encaixes, flanges, etc.) em instalações Offshore, industriais (tipicamente petróleo e gás) e de equipamentos de processo.

Além disso, o ArmaGel® HT é compatível com o padrão do aerogel ASTM C1728 e atende aos requisitos de condutividade térmica ASTM C177. Sendo também utilizado como componente dos Sistemas Industriais ArmaSound® para proporcionar isolamento acústico de tubulações e recipientes industriais, garantindo a redução de ruídos.

ArmaGel® HT é um dos materiais isolantes de melhor performance disponíveis atualmente, que proporciona altíssimo desempenho térmico com menos espessura – até 80% mais fino que outras soluções, o que facilita sua instalação e transporte.

  • Temperaturas de funcionamento máximas de até 650 °C (1200 °F).
  • Conformidade com ASTM C1728, Tipo III, Grau 1A.
  • Condições quentes até 650 ºC (1200 ºF).
  • Mais escolhas: espessuras de 5, 10, 15 e 20 mm.
  • Desempenho térmico cinco vezes superior ao dos materiais de isolamento concorrentes.
  • Diminui o risco de corrosão sob o isolamento (CUI).

tabela armagel ht

ArmaGel® DT

Um dos isolamentos com melhor desempenho para aplicações de criogenia e dupla temperatura, o ArmaGel® DT é considerado a evolução do isolamento.

O produto é adequado para utilização em aplicações de isolamento térmico e proteção de tubagens, depósitos e condutas (incluindo cotovelos, encaixes, flanges, etc.) em instalações criogênicas, Offshore, industriais (tipicamente petróleo e gás) e equipamentos de processo. O ArmaGel DT é utilizado também como componente nos Sistemas Industriais ArmaSound® para proporcionar isolamento acústico de tubagens e depósitos industriais, garantindo a redução de ruídos.

  • Mitigação hidrofóbica e CUI – Repele a água líquida ajudando a manter os equipamentos secos por mais tempo, além de mitigar a corrosão sob isolamento (CUI).
  • Alto desempenho acústico – Oferece uma acústica superiorCumpre a ASTM C1728, Tipo IV, Nível 1A.
  • Mais escolhas: espessuras de 5, 10, 15 e 20 mm.
  • Barreira de vapor integrada de permeabilidade zero.
  • Flexível a temperaturas criogênicas.

 

Conclusão

Quer saber se os produtos ArmaGel® são opções ideais para seu projeto? Entre em contato conosco! Nosso time de especialistas está à disposição para esclarecer suas dúvidas e indicar as melhores soluções em isolamento termoacústico para sua obra.



Share article on

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.